Com a pandemia do coronavírus, muitos países e destinos internacionais têm adotado medidas de controle sanitário para a entrada de viajantes.
Veja algumas orientações e restrições de cada país.
Atenção! É muito importante estar atualizado sobre os requisitos de entrada nos países, para que você não tenha problemas com a alfândega ou aeroporto. Por isso , acesse sua companhia aérea e as fontes oficiais do país de destino e das conexões.
Argentina
Viajantes de voos com origem no Brasil não estão autorizados a entrar no país, exceto se estiverem em conexão inferior a 24 horas; forem cidadãos argentinos ou residentes na Argentina; estiverem a trabalho ou em missão internacional; entre outros.
No caso de viajantes autorizados a entrar no país, as exigências sanitárias são:
- Declaração de Saúde do Viajante preenchida, preparada em até 48 horas antes da viagem. Disponível em https://ddjj.migraciones.gob.ar/app/home.php.
- Teste RT-PCR negativo para coronavírus, feito 72 horas antes da viagem.
- Quarentena obrigatória de 10 dias a partir do momento em que o teste RT-PCR foi realizado.
- Aplicativo “Cuidar” baixado no celular. Disponível em www.argentina.gob.ar/aplicaciones/coronavirus.
- Seguro Saúde internacional com cobertura para internação (hospitalização) e isolamento devido à COVID-19.
Viajantes com destino à cidade de Buenos Aires ainda devem:
- Realizar teste RT-PCR negativo para coronavírus no Aeroporto Internacional de Buenos Aires. O custo será assumido pelo viajante.
- Preencher a Declaração de Saúde do Viajante. Disponível em: https://turismo.buenosaires.gob.ar/es/RequisitosTuristas.
Para mais informações, acesse: www.cancilleria.gob.ar
Brasil
Viajantes brasileiros e estrangeiros de voos com destino ou conexão no Brasil, devem apresentar teste RT-PCR negativo para coronavírus, feito 72 horas antes da viagem, e Declaração de Saúde do Viajante impressa ou digital, na qual a pessoa se compromete a cumprir as medidas sanitárias vigentes no Brasil.
Para mais informações, acesse: www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-648-de-23-de-dezembro-de-2020-296122366
Chile
Viajantes de qualquer país, inclusive do Brasil, devem seguir as seguintes exigências sanitárias para entrar no Chile:
- Declaração de Saúde do Viajante preenchida, preparada em até 48 horas antes da viagem. Disponível em: https://www.c19.cl/.
- Teste RT-PCR negativo para coronavírus, feito 72 horas antes da viagem.
- Comprovante de apólice de seguro saúde com cobertura completa.
- Quarentena obrigatória de 10 dias na chegada ao Chile e na saída do país, se a estadia for inferior a 10 dias.
- Rastreamento obrigatório de 14 dias após a chegada no país. O passageiro deve informar diariamente sua localização e condições de saúde pelo Sistema de Rastreamento.
- Depoimento SAG para maiores de 18 anos. Disponível em: https://sag.cerofilas.gob.cl/
Todos os viajantes que entram no Chile também estão sujeitos a um teste SARS-CoV-2 aleatório realizado pelas autoridades sanitárias do país.
Para mais informações, acesse:
https://cl.usembassy.gov/covid-19-information/
Estados Unidos
Viajantes de voos com origem ou conexão no Brasil não estão autorizados a entrar no país, exceto se forem americanos ou residentes nos Estados Unidos.
A exceção são americanos natos ou naturalizados; cônjuges de residentes; irmãos de residentes menores de 21 anos e solteiros; alguns vistos específicos; entre outros.
Cada estado segue uma política de entrada de viajantes. Para informações sobre as exigências de cada localidade, acesse: https://www.usa.gov/state-health.
Portugal (Lisboa e Porto)
Viajantes de voos com origem ou conexão no Brasil não estão autorizados a entrar no país, exceto se forem cidadãos ou residentes em Portugal e União Europeia, ou tiverem uma razão “essencial”, como trabalho, estudo, reunião familiar e ação humanitária.
É preciso apresentar atestado médico, com teste RT-PCR negativo para coronavírus feito, no máximo, até 72 horas antes da viagem.
Para mais informações, acesse:
https://dre.pt/web/guest/pesquisa/-/search/151194477/details/normal?q=Despacho+n.%C2%BA%2012202-A%2F2020
https://covid19.min-saude.pt/
https://pt.usembassy.gov/covid-19-information/
Reino Unido
Viajantes de voos com origem ou conexão no Brasil devem:
- Apresentar no desembarque o formulário Public Health Passenger Locator Form, preenchido com informações sobre a viagem, ou outro formulário que a companhia aérea possa exigir.
- Apresentar certificado de teste RT-PCR ou LAMP negativo para coronavírus, feito 72 horas antes da viagem. O certificado deve ser emitido em espanhol, inglês ou francês e deverá ser apresentado no aeroporto de origem.
- Completar um período de isolamento preventivo de 10 dias. Algumas pessoas estão isentas de cumprir essa regra pelo governo britânico. Clique aqui e confira.
O embarque e o desembarque de viajantes que não atenderem aos requisitos exigidos acima poderão ser negados.
Viajantes de voos do Reino Unido com destino ou conexão no Brasil:
Estes viajantes não estão autorizados a entrar no país. A exceção são brasileiros natos ou naturalizados; imigrantes com residência definitiva no Brasil; profissionais estrangeiros em missão internacional; entre outros.
Além de apresentarem teste RT-PCR negativo para coronavírus, feito 72 horas antes da viagem, e Declaração de Saúde do Viajante impressa ou digital, os viajantes autorizados devem cumprir quarentena de 14 dias.
Em caso de dúvidas sobre as restrições, consulte:
www.portalconsular.itamaraty.gov.br/
www.gov.uk/world/organisations
União Europeia
Viajantes de voos com origem ou conexão no Brasil não estão autorizados a entrar nos países da União Europeia, exceto se forem cidadãos ou residentes no bloco; tiverem parentesco de primeiro grau com cidadãos dos países membros; e outras exceções.
Cada país segue uma política de entrada de viajantes, por isso, é muito importante conferir as restrições e recomendações junto às autoridades nacionais antes de viajar.
Para acompanhar a lista de países que já tiveram a entrada liberada pela União Europeia, acesse https://reopen.europa.eu/pt.
Uruguai
Viajantes de qualquer país, inclusive do Brasil, não estão autorizados a entrar no Uruguai até o dia 31/01, com as seguintes exceções:
- Cidadãos ou residentes no Uruguai.
- Filhos ou cônjuges de uruguaios, que comprovem vínculo familiar com documento de nascimento ou casamento atestado pelo consulado ou notário.
- Estrangeiros que estejam a trabalho, com estadia temporária e permanência máxima de 7 dias, que apresentem documentação válida para a entrada no país.
- Pessoas com passaportes diplomáticos ou em missão internacional.
Todos os viajantes devem apresentar no aeroporto de embarque o teste RT-PCR, feito até 72 horas antes da viagem em laboratório credenciado no país de origem. Também deve cumprir quarentena de 7 dias e apresentar Seguro Saúde com cobertura completa.
Fique de olho! Sempre que você fizer uma viagem internacional, verifique as regras e toda a documentação exigida para desembarque no seu destino e nas conexões do seu voo. Entre em contato com os órgãos oficiais dos países e acompanhe as informações atualizadas sobre o seu voo no site da companhia aérea.
Comentários
0 comentário
Artigo fechado para comentários.